sábado, 6 de dezembro de 2008

Sempre Pronto

É o lema dos Escoteiros de Portugal.
O Manuel_com_ciúmes_do_gorro_bebé_Manuel era um escoteiro sem gorro, que ia para o acampamento de natal sem um dos acessórios mais importantes para o conforto térmico e como o escoteiro me pediu muito, muito, muito eu decidi fazer-lhe o prometido gorro.


Esse escoteiro tem um lenço com o azul do céu e o azul do mar e portanto as cores do gorro teriam de ser a condizer.


Receita: Turn A Square de Jared Flood
Fio: Schachenmayr nomotta . Extra Merino Big
Agulhas: 5 mm
Dificuldade: Fácil/Médio (depende se se gosta de trabalhar em tricot circular)
Satisfação: O escoteiro gostou muito


No Sempre Pronto reforcei a ideia de que não gosto muito de trabalhar em tricot circular. Neste caso trabalhei com 5 agulhas de duas pontas porque não tinha uma agulha circular que se adequasse ao diâmetro do gorro. Se repetisse este projecto não teria duvidas em fazer em agulhas rectas.

Na execução empreguei a técnica para acerto das riscas em tricot circular conhecida em inglês por jogless jog, mas nem assim a riscas ficaram certas. Se o gorro tivesse sido tricotado plano e cosido no final o acabamento teria ficado perfeito.

Depois de terminado, esses percalços já não importam muito e o que interessa mesmo é que o gorro cumpriu na perfeição a sua função num dos fins de semana mais frios do Outono e com os resultados mais bonitos que eu já vi na Serra da Estrela. A estreia do gorro não poderia ter sido mais perfeita.



O escoteiro em acção a atirar bolas de neve, mas muito bem protegido com o seu novo gorro.



Depois do cenário de neve que não é muito usual em Portugal, nada melhor do que uma boa lareira para aquecer até o coração.


E sim, tricotei à lareira. Que maravilha!

5 comentários:

Celina disse...

Muito giro esse gorro! Realmente, já não me lembrava desse pormenor de tricotar as riscas em circular, mas é como dizes, depois de pronto...
E que cenário inspirador e aconchegante. Tricô à lareira e neve lá fora, hummm...

mir disse...

é de postal!!! a lereira, a neve, o tricot e o gorro. :)

Anónimo disse...

E o namorado também é de postal!! Poster até!! Ouvi dizer....

Anónimo disse...

"Sempre pronto" para ti.

Anónimo disse...

"Ganulas" e "Hakedel" foram as palavras que me surgiram para fazer a validação dos comentários. São fantasticas estas palavras. A sua sonoridade e simplicidade de escrevê-las quando as ouvimos, ou lê-las quando as vimos sugerem que poderíamos realmente fazer delas palavras com significado. Assim:
- Tens umas ganulas lindas. Em ti, meu amor, tudo é hakedel.